sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

IA - Inteligencia Artificial

Fala PessoAll,

Estou estudando neste semestre uma disciplina chamada IA - Inteligência Artificial, é algo extremamente interessante e ao mesmo tempo uma imensa quebra de paradigmas para nós que somos fãs de tecnologia e que geralmente não temos o menor interesse para áreas como médicas, por exemplo.

Otem estávamos estudando na aula algumas coisas de Biologia, isso mesmo, BIOLOGIA!!! Eu sempre fugia pra não assistir essa aula na escola e ontem lá estava eu, grudado no que o professor falava sobre Biologia e o porque teríamos que entender toda aquela ciência para que pudéssemos aplicá-la em dispositivos, softwares e etc.

A intenção de tudo isso é fazer com que o computador possa adquirir e armazenar conhecimentos através de diversas formas, entre elas a forma mais complexa e que é utilizada por nós: a experiência! ou seja, a máquina vai fazendo e vendo que dá certo ou errado e aí vai armazenando isso tudo. Além disso, a máquina teria que responder a estímulos, teria que reagir sozinho a algumas situações, e para isso os diversos sensores na máquina teriam que agir como nossos neurônios, que nem os cientistas mais dedicados conseguem entender em sua plenitude. Um bom exemplo e resposta a estímulos: Suponha que você encoste numa parede, se esta parede estiver numa temperatura normal, até X graus, você permanece encostado nela sem problema algum, ou seja, sua pele não enviaria estímulos que chegariam aos seus neurônios com uma frequencia relevante para que fosse gerada uma atitude de sair da parede, o mesmo não aconteceria com a parece quente demais, a força do estímulo enviado pela pele seria superior a 50mV e seria relevante para seu sistema nervoso gerar uma reação e você desencostaria da parede!

É bem interessante e muito bem feito, quanto mais estudo coisas sobre o nosso corpo, como funciona, nosso organismo e todas as coisas naturais, mais vejo como tentamos copiar isso todos os dias esse tipo de coisa em softwares, em sistemas computacionais e etc, e as vezes dá certo! Mas, as vezes temos alguns problemas, mesmo neste sistema tão bem feito, temos bugs(doenças) que nos restringe de seu perfeito funcionamento! Não sei com plena certeza quem desenvolveu este sistema de Hardware e Software (nosso corpo e mente) tão perfeito, mas, ficou muito bom, essa empresa deve ter CMMI 5, porque a quantidade de erros é mínima! Rsrsr. Para quem gosta deste tipo de visão, recomendo o livro "Deus é Programador", é bem interessante a abordagem do cara. O livro pode ser comprado no Mercado Livre clicando aqui.

É isso aí, vamos cada vez mais amadurecendo essas idéias e esta tecnologia com utilização de IA, com certeza é muito interessante.

Teremos mais novidades em breve!


Atc.
Gerson Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário