terça-feira, 18 de novembro de 2008

Direcionamento de carreira... Casamento ou frango!

Fala PessoAll,

Hoje de manhã fazendo aquela velha caminhada e ouvindo a CBN, ouvi a coluna Mundo Corporativo, com o caro Max Gehringer, na coluna de hoje ele respondeu ao e-mail de um jovem, que no final do ano irá se formar em Economia e "antes de enfrentar o mercado de trabalho" estava em dúvida entre 4 direcionamentos:

1 - Fazer um MBA em gestão estratégica de negócios;
2 - Fazer uma pós graduação em Tecnologia da Informação;
3 - Fazer um mestrado;
4 - Passar um ano no exterior para que pudesse ser fluente em inglês.

Ao ouvir essas 4 opções do ouvinte, me veio a cabeça... "Putz, olha as opções do cara, e eu aqui, simplesmente trabalhando!!", mas... fiquei bastante contente com o direcionamento que escolhi depois da resposta de Max Gehringer.

Ele falou que o jovem deveria escolher a opção de número 5 que era justamente a opção que ele havia descartado, ou seja, enfrentar o mercado de trabalho (não preciso dizer que neste momento veio um imenso sorriso no meu rosto e a sensação de "estou indo no caminho certo"). É isso, segundo Max Gehringer no mercado de trabalho é que voce realmente vai ver o que o mercado precisa que você faça, é lá que você vai ter as mais variadas experiências e tarefas que você gostará de fazer ou que achará inútil para sua vida e aí sim, após isso você poderá ver melhor a diferença entre o mundo real e o mundo que os acadêmicos pregam e como eles gostariam que as coisas funcionassem.

Portanto amigos trabalhadores como eu, estamos no caminho certo! Mas... que que fique claro que não é por isso que você não vai fazer um MBA, um Mestrado ou alguma especialização do tipo, CLARO QUE SIM, mas de acordo com a real necessidade do mercado e claro com suas reais vontades de dar um upgrade na sua carreira!

Clique aqui e ouça a coluna!

Grande abraço a todos.


Atc.
Gerson Júnior

5 comentários:

  1. Direcionamento de Carrera Ok
    Casamento...é bom mas é melhor morrer queimado..
    Quanto ao frango...esse não entendi :)
    Comentario a parte sobre as perguntas do cara :
    1 - Ele deve estar lendo muito VC's S e A (vcs mesmo)
    2 - Ele vive no mundo de Alice... e tah preocupado com o gato

    Abraços Gerson

    ResponderExcluir
  2. kkk essa do casamento foi boa!

    O esquema do Frango é um exemplo que o colunista fala, de uma música que o cara tava em dúvida sobre casar ou comprar um frango (galeto) e no final de uma séria de versos mostrando as vantagens de cada um ele decide que é melhor casar com o frango (galeto). Rsrs.

    Escuta a coluna lá no link...

    Valeu pelo comentário! Aparece mais por aqui.

    Atc.
    Gerson Júnior

    ResponderExcluir
  3. Excelente, sempre fui adepto desse método.

    No entanto como tudo na vida, o bom senso deve prevalecer, trabalhar é ótimo, mas é preciso sempre se policiar e ver onde pode melhorar.

    Afinal de contas se quem trabalhasse mais ganhasse mais, num construção o pedreiro ganharia mais do que o engenheiro.

    Portanto como se diz no popular:

    "É um olho no peixe e outro no gato",

    trabalhando e sempre com um pezinho na faculdade, seja graduação, pós ou as duas juntas como é o meu caso, rsrsrs.

    Muito bom, abraço.

    ResponderExcluir
  4. Arretado esse post. Aqui fica uma sugestão: diferenciar MBA de pós graduação , Strictu de latu senso, PHD de doutorado, e mestrado profissional de acadêmico. Seria um ótimo post também. Att Diego

    ResponderExcluir
  5. Diogão, ficarei muito feliz em ter colaboradores como você para o blog. Fique a vontade de falar sobre o assunto e eu publico aqui. Ou, você pode fazê-lo no teu blog e eu posto o link, com os devidos créditos e tudo mais... obviamente!

    É isso aí, vamos nos unir para termos força!

    Abração e valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir