terça-feira, 18 de novembro de 2008

Direcionamento de carreira... Casamento ou frango!

Fala PessoAll,

Hoje de manhã fazendo aquela velha caminhada e ouvindo a CBN, ouvi a coluna Mundo Corporativo, com o caro Max Gehringer, na coluna de hoje ele respondeu ao e-mail de um jovem, que no final do ano irá se formar em Economia e "antes de enfrentar o mercado de trabalho" estava em dúvida entre 4 direcionamentos:

1 - Fazer um MBA em gestão estratégica de negócios;
2 - Fazer uma pós graduação em Tecnologia da Informação;
3 - Fazer um mestrado;
4 - Passar um ano no exterior para que pudesse ser fluente em inglês.

Ao ouvir essas 4 opções do ouvinte, me veio a cabeça... "Putz, olha as opções do cara, e eu aqui, simplesmente trabalhando!!", mas... fiquei bastante contente com o direcionamento que escolhi depois da resposta de Max Gehringer.

Ele falou que o jovem deveria escolher a opção de número 5 que era justamente a opção que ele havia descartado, ou seja, enfrentar o mercado de trabalho (não preciso dizer que neste momento veio um imenso sorriso no meu rosto e a sensação de "estou indo no caminho certo"). É isso, segundo Max Gehringer no mercado de trabalho é que voce realmente vai ver o que o mercado precisa que você faça, é lá que você vai ter as mais variadas experiências e tarefas que você gostará de fazer ou que achará inútil para sua vida e aí sim, após isso você poderá ver melhor a diferença entre o mundo real e o mundo que os acadêmicos pregam e como eles gostariam que as coisas funcionassem.

Portanto amigos trabalhadores como eu, estamos no caminho certo! Mas... que que fique claro que não é por isso que você não vai fazer um MBA, um Mestrado ou alguma especialização do tipo, CLARO QUE SIM, mas de acordo com a real necessidade do mercado e claro com suas reais vontades de dar um upgrade na sua carreira!

Clique aqui e ouça a coluna!

Grande abraço a todos.


Atc.
Gerson Júnior

terça-feira, 11 de novembro de 2008

WPA seguro para Wireless? Não mais.

Fala PessoALL,

Bom, todos nós provavelmente já usamos uma rede Wireless (pelo menos espero), e sempre ouvimos falar que o padrão de segurança WEP(Wired Equivalent Privacy) não era lá essas coisasm porque já havia sido descoberta uma forma que em 30 minutos a chave poderia ser descoberta e ninguém em plena consciência fica trocando a chave a cada 29 minutos!! Para ficarmos "protegidos" devemos utilizar o padrão WPA, este sim, é seguro, confiável e podemos trafegar nossos dados numa rede wireless sem problemas, correto? Não! Errado!!

O pesquisador de segurança Erik Tews acabou de conseguir quebrar essa segurança, e a forma de fazer isso será apresentada no evento de segurança PacSec em Tokio na semana que vem. Além de conseguir ler qualquer dado que esteja trafegando na rede, é possível ainda enviar falsas mensagens para o PC que esteja conectado na rede. Quem sabe conseguindo adquirir assim respostas que o "hacker" deseje com informações nossas, e nosso PC crente que é tudo confiável e que quem está pedindo aquela informação é uma máquina qualquer da rede.

Pra que todos fiquem mais tranquilos (ou menos preocupados) WPA2 ainda está imune ao ataque. Vamos todos migrar para WPA2 e esperar que quebrem esse padrão também! Rsrs. Infelizmente, é uma questão de tempo.

Leia o artigo na íntegra aqui

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/


Atc.
Gerson Júnior

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Vírus, Botnet, Cyberterrorismo...

Fala PessoAll...

Lembram do post anterior em que eu falei do blog Direito e Tecnologia, que é escrito por um amigo etc... pois é, aí vem ele de novo!

Dessa vez ele vem falando e dando uma aula sobre vírus, ataques virtuais e reais, cyberterrorismo (se não sabe o que é, ele também explica) e tudo mais que interessa sobre o assunto relacionado a Segurança da Informação.

Chamada para leitura:


"Amigos,

Esse é o resultado de um trabalho da pós graduação que trago para compartilhar com vocês, basicamente esse texto vem a responder àquela pergunta clássica que escuto muito no meu dia-a-dia, principalmente de clientes: “Por que uma pessoa cria um vírus??”.

Sabemos que existem várias teorias como a de que quem cria o vírus é o fabricante do antivírus, ou seja, criar a doença para depois oferecer o remédio.

Acho que esse documento esclarece essa questão e vai mais além falando também sobre as botnets.

Tudo bem, tem uma boa dose de neura americana contra os terroristas, mas como disse o professor Carlos Sampaio: “o bom profissional de segurança deve ter pelo menos duas características: ser curioso e neurótico”."


Clique aqui e leia o post completo!

Vale a pena dar uma lida... material excelente!

Acostumem-se que teremos diversas indicações deste blog por aqui. Essa árvore ainda vai render bons frutos.

Boa leitura a todos.

Fonte: http://www.tecdom.com.br/blog


Atc.
Gerson Júnior